CRIAR UM CANAL DE SUCESSO NO YOUTUBE: COMO COMEÇAR

O vídeo é o futuro e o Youtube está na moda.
São várias as mensagem e os e-mails que eu recebo, vossas, a pedirem dicas sobre como começarem um canal ou como tornarem o vosso canal mais apelativo e conhecido. Com três anos de experiência no Youtube, é difícil condensar toda a informação que tenho para vos dar em apenas um ou dois e-mails… E foi a pensar em quem quer começar ou impulsionar um canal que, juntamente com o Marco Gouveia, decidi criar uma masterclass onde vos vamos dar as ferramentas necessárias para que se sintam capazes de criar, gerir e gerar rendimento com o vosso canal. A masterclass vai decorrer no dia 14 de Outubro e podem-se inscrever aqui.

No entanto, alguns de vocês apenas querem as dicas mais básicas que vos vão ajudar a começar a ter uma presença online. O Youtube é um mundo e vamos abordar o máximo possível durante a masterclass, mas aqui fica uma pequena lista daquilo que eu considero o esqueleto de qualquer canal:

  • Escolhe uma mensagem que sejas tu. És engraçado? Obcecado por beleza? Gostas de fofocas e dizer mal dos outros? Desenha a tua marca tendo em conta um nome, imagens e tipo de conteúdo que vá de encontro aos teus pontos fortes – ao posicionamento que tu queres ter online. Não vás contra aquilo em que acreditas;
  • Sê consistente no tipo de conteúdo e na periodicidade das  publicações. Tenta encontrar o teu caminho no mundo da comunicação digital, de forma a não criares todo o tipo de conteúdo num mesmo canal e deixares as pessoas confusas em relação a quem tu és e do que a tua marca (que és tu) trata. Podes ter um canal de entretenimento, vídeos técnicos e profissionais, moda e beleza, gaming, etc, mas tenta focar-te nos temas que moldam a tua imagem e tenta que a tua mensagem seja linear;
  • Estuda a tua audiência. Percebe, através das ferramentas analíticas, qual a idade, o sexo, a localização, etc, da tua audiência. Isso permite-te perceber a quem é que a tua mensagem está a chegar e de que forma podes ajustar a tua comunicação a quem te assiste, de maneira a tornares a tua mensagem adequada e clara. Podes até surpreender-te, com uma audiência que pensavas que não era a tua… mas é essa que estás a atingir!
  • Tenta produzir vídeos com a melhor qualidade que consigas, quer a nível de conteúdo quer a nível de som e imagem. Não precisas de ir a correr comprar a melhor câmera para vlogs, mas opta sempre por filmar com bastante luz natural e sem ruído. Lembra-te que o primeiro impacto é sempre o visual, e as pessoas vão desistir de ver o teu vídeo muito antes de perceberem se o conteúdo é bom ou não – só por uma má/fraca imagem.
  • Sê autêntico, a maioria das pessoas consegue sentir se estás a ser genuíno ou não. Esta é uma regra de ouro, tanto para o sucesso do teu canal como para o teu contentamento pessoal. Sê tu, sem desculpas nem medos, e as pessoas certas vão ser atraídas pela tua energia. Não queiras agradar multidões, isso esgota-nos, mas sim tocar no ponto certo das pessoas certas.
  • Cria uma relação próxima com quem te vê, através das redes sociais onde a tua audiência está (Instagram, Twitter, Youtube, Facebook, LinkedIn, etc) e sê consistente nessas redes. Não precisas de (nem deves) estar presente em todas as redes, mas percebe onde é que a tua audiência específica passa mais tempo, e dedica-te a produzir o teu melhor conteúdo nessas mesmas redes sociais.

Isto são apenas dicas básicas de como começar e valores para ter ao longo do tempo de vida do canal, depois existe todo um leque de formas de tornar o canal conhecido e de chegarmos a exatamente quem queremos… Há milhões de canais no youtube, mas só uma pequena percentagem é conhecida e reconhecida, e isso já requer um maior estudo e empenho por parte do youtuber.

Durante a Masterclass vamos abordar e aprofundar:

  • Intenção e Motivação: O que te leva a criar um canal
  • Material Necessário para iniciantes
  • Como Começar: Nome, Header, Imagem, Definição da Mensagem e do seu Target
  • Brainstorming e Gestão de Conteúdos: Como ter ideias e adaptá-las ao público-alvo; Calendarização
  • Edição de vídeo: Final Cut Pro e iMovie
  • Como tirar partido da comunicação do canal nas redes sociais e outros
  • Websites
  • Parcerias com Marcas
  • Youtube SEO
  • Youtube ADS

Considera esta masterclass um investimento que, como o próprio nome indica, te vai trazer um retorno muito maior. É uma oportunidade de receberes a nata da minha experiência e a do Marco, em apenas um dia.

Estás a pensar criar um canal? Conta-me tudo nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *