COMO GANHAR O HÁBITO DA LEITURA OU COMEÇAR A LER MAIS

Lembro-me que desde pequena, sempre fui apaixonada por livros. Era capaz de passar dias inteiros enfiada no quarto a ler A Turma da Mónica, o Tio Patinhas, e todos os livros que me ofereciam no Natal e no meu aniversário. Para mim, ler sempre foi uma viagem e, tal como acontece em qualquer viagem, nunca se volta a mesma pessoa. Com o meu irmão a história é diferente. Não me lembro de alguma vez o ter visto a pegar num livro (até muito recentemente), nem mesmo os livros que éramos obrigados a ler na escola. Antes de ele ir estudar para os EUA, eu consegui convencê-lo a ler um livro que eu tinha a certeza que o ia motivar. Ele acabou por devorar o livro e ainda conseguiu ler uns quantos antes de se ir embora.

No meu caso, a leitura é uma paixão inata; no caso dele, foi aprendida. Seja qual for o teu caso, garanto-te que a leitura só te vai acrescentar e, com os livros certos, vais sentir que estás a crescer, a expandir horizontes, a ter novas ideias, a ter um pensamento mais rápido, mais criativo e mais desafiador. Um dos maiores investidores americanos, Warren Buffett, diz que a nossa melhor ferramenta para o sucesso é a leitura, e 80% do seu tempo de trabalho é passado a ler e a pensar. Um livro não serve apenas para os tempos livres e deve ser visto como uma forma de aprendermos coisas que não aprenderíamos de outra forma.

Se queres ganhar o hábito de leitura, ou já lês e queres começar a ler mais, existem algumas formas de cultivar esse hábito:

Percebe que tipo de livros te encantam e inspiram, e começa por esses. O passo mais importante é escolhermos o tipo de livros que mais têm a ver connosco. Para mim, por exemplo, são livros sobre desenvolvimento pessoal, carreira, espiritualidade e relacionamentos. Também gosto de um bom romance, mas tendo sempre a optar pelos anteriores. Percebe qual é o estilo de leitura que mais condiz contigo, aquele que realmente te leva a viajar. Não tem problema nenhum parares de ler um livro porque não estás a gostar, mas, em vez de desistires da leitura em si, desiste apenas desse livro e segue para o próximo. E, lembra-te, o importante é colocares palavras na tua mente: sejam elas sobre investimentos ou sobre um amor impossível.

Reserva uma hora do teu dia apenas para a leitura e define um número de páginas por dia. Percebe qual a tua hora preferida do dia para ler, ou a hora que tens algum tempo livre, e pega num livro em vez de ligares a televisão. Introduzir a leitura como parte da tua rotina da manhã é uma excelente estratégia, pois podemos continuar com o nosso dia sabendo que já tivemos o nosso tempo de leitura. Ler de manhã pode também ajudar-te a ter um dia mais calmo, mais criativo e produtivo. Podes definir, para começar, que vais ler 20 páginas todas as manhãs. É um número pouco intimidante mas que, seguido com disciplina, resulta em vários livros lidos ao fim de uns meses. E, à medida que vais ganhando o hábito da leitura vais também começar a ler mais depressa – e aí podes ir subindo o número de páginas lidas por dia.

Leva o livro contigo para onde fores. Isto era algo que eu fazia durante os anos de faculdade, e graças a isso li muito mais livros do que estava a contar ler! Temos sempre alguns minutos durante o dia em que temos de esperar: um intervalo, uma fila, uma hora de almoço, o tempo que passamos em transportes públicos, etc. Ter um livro connosco é uma oportunidade de “encaixarmos” umas páginas extra e desligarmos do mundo à nossa volta. Acreditem, é das melhores formas de terapia que conheço!

Encontra o teu cenário ideal de leitura. Outra dica que gosto muito é a escolha do local de leitura. O meu cenário ideal é o sofá super confortável da minha sala, várias almofadas e uma chávena de chá. Durante o Verão também gosto de ler na varanda, com os pés levantados, ou deitada na relva a ouvir os passarinhos. Esse cenário pode ser o teu quarto, ou outro sítio qualquer, com uma vela acesa ou as janelas abertas – fica ao teu critério. O importante é sentires-te confortável e concentrares-te… para viajar!

Conversa com outras pessoas sobre o que estás a ler. Eu sei que a maior parte das pessoas pouco lê e não dá grande importância aos livros, mas falares sobre os livros que lês com outra pessoa pode ser uma excelente forma de reteres e organizares melhor a informação que adquiriste com o livro. Eu adotei essa estratégia através do “Clube da Leitura”, no Youtube, onde gravo vídeos a sintetizar o que retirei de determinado livro. Isto permite-me ter a certeza de que fiquei com o que era mais importante e que estruturei a informação de forma a nunca me esquecer dela. Não precisas de gravar vídeos, mas podes escolher alguém com quem partilhas essa informação e vais ver que os resultados vão ser imensos!

Hoje temos a grande vantagem de poder consumir livros de formas diferentes: livros físicos, audio books, livros digitais (iPad, Kindle, etc). Se és uma pessoa mais auditiva que visual ou se enjoas e ler nos transportes, podes optar pelos audio books. Se não tens paciência (ou espaço!) para andar com livros atrás, podes optar por fazer download dos livros em formato digital. A escolha é tua e isso pouca diferença faz, porque o mais importante é estimulares e desafiares o teu pensamento através da leitura.

Com que frequência costumas ler? Quais os teus livros preferidos?

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

4 Comments

  1. Leio diariamente antes de dormir. É como um bálsamo para o meu cérebro. Ajuda-me a desligar do dia e a preparar-me para dormir. É uma viagem que termina sempre como um escape para estimular a minha imaginação. Se há vantagem que encontro na leitura é o facto de nos ajudar a escrever melhor, a estimular a nossa imaginação e criatividade e o facto de nos permitir uma imensidão de aprendizagens. É um hábito bastante enraizado cá em casa, até porque 3 dos elementos da família trabalham em bibliotecas! 😉
    Beijinho
    Cris

    http://www.lima-limao.pt

  2. Sempre gostei de ler mas nos últimos tempos não o tenho feito tanto mas este post deu-me motivação , obrigada ✨✨ gostei muito , beijinhos 😘

  3. Mais uma vez, eu a comentar (não resisti)! Ler, dos melhores hábitos de sempre, embora só tenha percebido isso há uns anos! Eu estou a acabar de ler o “comer, orar e amar” (que adorei e acho que também ias gostar), mas já comprei o próximo livro “o livro do hygge” (tal como te tinha falado).. aii não conheço esse canal de YouTube, tenho de procurar! Sempre feliz quando vejo que fizeste mais um post ou mais um vídeo 😊 Beijinhos 😘

  4. ADORO LER!! É o meu passatempo preferido e devido a isso criei também o meu blogue onde partilho todas as minhas experiências literárias!! Desde que comecei a ler, que já não me imagino a viver sem livros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *