objetivos_2018

OBJETIVOS PARA 2018

Oiço muita gente a dizer que não devemos esperar pelo Ano Novo para começarmos a fazer mudanças na nossa vida e, se por um lado eu concordo, em parte, com o que as pessoas querem dizer, por outro sou super a favor de utilizarmos este marco cronológico a nosso favor. O nosso cérebro precisa de estrutura para funcionar, daí sentirmos necessidade de dar significado a tudo, de inventar o relógio e o calendário. Porque, se pensarmos nisso, o tempo não era nada até nós o definirmos por segundos, minutos, horas e dias. Não devemos esperar pelo dia 1 de Janeiro para começarmos a agir em direção àquilo que queremos ser/fazer, isso é um facto. Neste preciso momento, e a qualquer dado momento do ano, podes decidir mudar o teu comportamento em relação a algo. Mas há qualquer coisa de mágico em começar um ano novo, como se fosse uma permissão para despirmos a roupa que já não nos serve e vestirmos aquele vestido brilhante que nos faz sentir poderosas (para os rapazes de plantão, um fato de lantejoulas serve para a metáfora).

Eu sou fã do ritual que envolve pensar no ano que passou e refletir sobre o que queremos atingir no ano que vem. Gosto de meditar sobre o assunto, escrever, procurar imagens que simbolizam o que eu desejo, e fazer um plano de ação. Eu expliquei todo o processo que eu segui para planear os meus objetivos para este ano neste vídeo, e agora gostava de partilhar com vocês alguns dos objetivos que eu tracei. Não posso partilhar todos, porque alguns são demasiado pessoais e outros iam ser spoiler para vocês, mas os que vou partilhar já dão uma boa noção de como eu quero que o meu ano seja.

Sair de casa dos meus pais e encontrar um apartamento que goste (e que consiga pagar)

objetivos_2018_casa

Este vai ser o ano em que, se eu fizer por isso, vou sair de casa dos meus pais por minha conta. Já o quero fazer há algum tempo, mas só agora é que comecei a reunir as condições para me sustentar – e uma casa está na minha lista de prioridades! O mercado imobiliário não anda nada amigo de quem quer comprar/alugar, mas já estou à procura do apartamento ideal e, assim que o encontrar, vocês vão saber!

Fazer um curso de mergulho

objetivos_2018_mergulho

Este é daqueles objetivos que já ando a adiar há muito tempo, e não pode (não vai) passar deste ano. Sinto uma mistura de ansiedade boa com ansiedade má quando penso nisto, mas sei que deve ser das experiências mais mágicas que se pode ter. O oceano fascina-me, e mal posso esperar por poder explorá-lo melhor.

Passar mais tempo na Natureza

objetivos_2018_natureza

Desde que fui acampar, em Agosto, que criei toda uma nova ligação com a Natureza. Tudo bem que cresci em África, rodeada de mata, campo e praia, mas nunca fui muito dada a atividades outdoor – até agora. Este ano, quero passar mais tempo em parques florestais, em praias mais selvagens e em contacto com a nossa Terra.

Criar uma rotina de escrita

objetivos_2018_escrita

Uma das minhas grandes paixões é a escrita. Ninguém sabe disto, mas quando eu tinha uns 12 anos comecei a escrever um livro… ainda me lembro da história e de todo o meu objetivo final com aquilo, mas rapidamente desisti (quem é que escreve um livro de suspense com 12 anos?!). Nunca mais pensei no assunto, mas durante este ano que passou tenho sido quase que “empurrada” pela vida a escrever – o que voltou a acordar toda esta paixão que eu tenho pela escrita. Se tivesse de escolher a minha arte, diria mesmo que são as palavras. Agora, só tenho de trabalhar nisso (e tenho muito que trabalhar).

Fazer mais caminhadas

objetivos_2018_caminhada

Ainda na onda de passar mais tempo na Natureza, uma das coisas que quero fazer este ano são caminhadas semanais – com ou sem companhia. Moro num sítio privilegiado, entre o mar e a serra, e só não calço mais vezes os ténis por preguiça. Se for acompanhada, é óptimo para pôr a conversa em dia. Se for sozinha, levo os auscultadores e oiço os meus podcasts preferidos. De qualquer das formas, mexo o meu corpo, respiro ar puro e trabalho na minha mente.

Ler mais

objetivos_2018_ler

Este é um objetivo para todos os anos: ler cada vez mais, não fosse eu obcecada pela escrita. Tenho lido muito mais em inglês do que em português, e sinto que isso tem prejudicado o meu vocabulário e a facilidade com que me expresso a escrever em português. Por isso, e para este ano, vou investir muito mais em livros escritos em português. Sugestões?

Crescer como Coach

objetivos_2018_coach

Cada vez mais me encontro no meu trabalho como coach, e nada me deixa mais feliz do que ver a pessoa com quem eu estou a trabalhar a encontrar o seu propósito e a descobrir a sua luz. Ainda estou no início, mas tenho muitos planos para 2018!

Dar palestras e organizar workshops 

Outra grande paixão minha é falar em público. Lá está, a minha forma de expressão de eleição é através de palavras, e este ano quero utilizar essa arma para ajudar e motivar muito mais pessoas. Seja através de palestras em faculdades e eventos, seja através da organização de workshops da minha parte, é algo em que eu quero apostar bastante durante este ano.

Conhecer um país novo

objetivos_2018_viajar

Mais um objetivo para todos os anos: viajar, de preferência para sítios novos. Há lugares para onde eu volto sempre, como Londres, mas tem de haver sempre um país novo na minha lista. Este ano gostava de conhecer um destes: Grécia, Austrália, Brasil ou Japão.

Dedicar-me mais à criatividade

objetivos_2018_criatividade

Há uns tempos percebi que faltava alguma coisa na minha vida. Algo que só comecei a sentir há uns 3 ou 4 anos, e que se tem vindo a agravar ultimamente. E quando finalmente percebi o que era, tudo começou a fazer sentido. Eu cresci no meio de atividades criativas: pintava, fazia barro, bijuteria, sabonetes, construía legos, dançava, cantava (mal e porcamente), etc. Depois, vim para Portugal e comecei a entrar no sistema das faculdades – e perdi o contacto com o meu lado criativo. Para este ano, prometi a mim mesma que ia dedicar bastante tempo ao meu lado direito do cérebro: o criativo!

Quais são os vossos objetivos para este ano? Desejo-vos toda a coragem do mundo para irem atrás daquilo que mais desejam!

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *