SOBRE MIM
Olá!
Eu sou a Joana, uma miúda de 25 anos que nasceu na África do Sul e cresceu em Moçambique.
Vim para Portugal aos 18 anos à procura de novos desafios e aventuras – e, acreditem, os últimos sete anos têm sido uma grande aventura! Sou um ser de múltiplas paixões, mas diria que a nutrição e a espiritualidade sempre foram o meu grande vício.
Sou Touro, com lua em Gémeos e ascendente Balança. E também sou apaixonada por astrologia, assim como por viagens, livros, gastronomia… eu disse que tinha muitas paixões (demasiadas para o meu próprio equilíbrio, mas #luaemgémeos)
Falemos do meu percurso profissional.
Comecei por ir para o curso de Medicina Tradicional Chinesa, que me deu as bases necessárias para compreender melhor o funcionamento do nosso corpo a um nível energético. Não terminei o curso por escolha pessoal, pois o que eu realmente queria era nutrição, e passado um ano decidi mergulhar no mundo da comunicação e do marketing – nada a ver, mas, mais uma vez, outra paixão. Entretanto, tirei um curso de fotografia, um de web design e fui fazendo algumas formações. Hoje sou licenciada na área da comunicação e do marketing, e, enquanto estava a terminar o curso, tirei também um curso de Health Coaching que me deu as bases para hoje poder dar consultas.
Atualmente estou a fazer um curso de Nutrição Naturopática de forma a complementar a minha formação.
E por que é que eu não fui logo para nutrição, perguntam vocês. Porque não me identifico com a nutrição clássica que se faz em Portugal – nem no resto do mundo, para ser sincera – e acho o curso de nutrição clássica um mau investimento nos dias de hoje. Cada vez mais as pessoas precisam de apoio no que toca à forma como se alimentam e se cuidam, e é preciso uma visão bastante mais holística da questão – coisa que tenho encontrado nos cursos que tenho feito. Sabe mais sobre o meu trabalho como coach alimentar aqui.
Sempre fui uma pessoa bastante espiritual, e muito cedo me apaixonei pelo mundo do reiki, da meditação e das medicinas naturais. Acredito que o corpo se cura por ele próprio, basta nós deixarmos, e a nossa mente tanto pode ser o nosso maior obstáculo como a nossa melhor arma para o sucesso.
Tenho uma necessidade crónica de viajar, talvez por ser uma pessoa movida pela mudança e por novos estímulos, e já estive em alguns sítios incríveis: Indonésia, Malásia, EUA, Dubai, Canadá, entre outros. Sei por experiência própria que viajar me ensina mais sobre mim e sobre a vida do que qualquer curso que eu possa tirar, e é um dos melhores investimentos que posso fazer em mim própria. Outro grande investimento, e algo pela qual eu sou aficcionada, é a leitura; e gostava de passar esse vício para ti (o teu futuro “eu” agradece).
COMO CHEGUEI À NUTRIÇÃO HOLÍSTICA
Eu tinha oito anos quando tive o meu primeiro ataque de pânico. Na altura, nem eu nem os meus pais sabíamos que tal coisa existia e, depois de muita insistência com médicos, voltei para casa com o diagnóstico de “pneumonia psicológica”. Sentia uma dor no peito, falta de ar, o coração a mil, transpirava imenso e tinha medo; e os médicos diziam que era tudo psicológico – e era! Mas a verdade é que a nossa mente nos prega partidas, e uma simples partida pode levar a algo muito pior. A nossa saúde física é muito importante, mas a mental vem primeiro.
Entretanto, aos 10 anos, descobri que tinha uma doença auto imune e foi aí que comecei a fazer a relação entre o emocional e o físico. Com a ajuda de um homeopata, alterei a minha alimentação, comecei a cuidar mais de mim e a minha descoberta pessoal tomou o seu rumo. Estudei, de forma auto didata, nutrição, espiritualidade, pensamento positivo, meditação, etc… e foi nessa altura que descobri todo este mundo.
A partir daí comecei a interessar-me bastante pelo estudo de mim própria, a todos os níveis. Mais tarde fiz um curso de reiki e meditação, e nunca mais parei de ler e aprender sobre o assunto.
Os ataques de pânico passaram com o tempo, sem eu sequer dar por isso… e voltaram há quatro anos, quando eu menos esperava. Foi aí que comecei a trabalhar com uma coach, que me ajudou a perceber que eu tinha de fazer um trabalho de auto-descoberta e cura ainda mais profundo. Foi um trabalho crucial e, se hoje tenho a força mental que tenho, é porque passei por aquilo que tinha de passar para a descobrir.
Foi preciso eu bater no fundo para procurar ajuda, assim como acontece com a maior parte das pessoas. Mas eu acredito que o trabalho de um coach deve ser contínuo, e não apenas quando nos sentimos sem forças para seguir em frente. É um trabalho especialmente benéfico para os jovens, numa fase em que estão a tentar perceber quem são e o que realmente querem. Tenho a certeza de que, quando mais jovens tiverem este acompanhamento na altura certa, viveremos numa sociedade muito mais feliz, realizada e produtiva.
Pode parecer que o meu trabalho de nutrição não tem nada a ver com questões emocionais, mas a verdade é que é impossível trabalhar o físico a 100% se o emocional não tiver estrutura. Por isso, o meu trabalho começa no espiritual, passa pelo emocional e termina no físico.
SOBRE A JOANA DE VIVRE
A Joana de Vivre é a minha identidade, a minha marca e tudo aquilo que eu te quero transmitir. Comecei este percurso online com o nome “Joi de Vivre”, uma expressão francesa ligeiramente modificada por mim, que simboliza a alegria de viver que eu sempre te tentei transmitir.
Hoje já não me identifico com esse nome, porque sei que tenho de ser a Joana. Joana de Vivre é o nome que me representa como ser individual e como o veículo que tu podes utilizar para te inspirares, para aprenderes, cresceres ou simplesmente partilhares as tuas experiências.
A Joana (de Vivre) é a tua melhor amiga e confidente, aquela a quem podes recorrer sempre que te sentires estagnada(o), sem saberes o que fazer, ou até mesmo quando estiveres super feliz contigo mesma(o) e o quiseres partilhar comigo. Estou aqui para te ver brilhar!
Espero ter-te aqui durante muito tempo, e que possas retirar da Joana de Vivre aquilo que precisas para seres a melhor versão de ti mesma(o) 🙂