Sobre Mim

SOBRE MIM

Olá!

Eu sou a Joana, uma miúda de 23 anos que nasceu na África do Sul e cresceu em Moçambique.

Vim para Portugal aos 18 anos à procura de novos desafios e aventuras – e, acreditem, os últimos cinco anos têm sido uma grande aventura! As minhas paixões sempre foram a nutrição e o comportamento humano, paixões essas que vieram moldar aquilo que faço hoje e todos os sonhos e projetos que tenho para o futuro.

Tal como tu, eu passei muitos anos sem saber muito bem o que andava aqui a fazer… E hoje sei que temos de passar por varias etapas e, até, dificuldades, para nos conhecermos e sabermos quem somos, o que queremos e o que não queremos.

 

Comecei por ir para o curso de Medicina Tradicional Chinesa, que me deu as bases necessárias para compreender melhor o funcionamento do nosso corpo a um nível energético. Não terminei o curso por escolha pessoal, e passado um ano decidi explorar a minha segunda paixão e mergulhei no mundo da comunicação e do marketing. Entretanto, tirei um curso de fotografia, um de web design e fui fazendo algumas formações. Hoje sou licenciada na área da comunicação e do marketing, e, enquanto estava a terminar o curso, tirei também um curso de Health Coaching e foi aí que realmente descobri o meu caminho e o meu propósito.

Sempre fui uma pessoa bastante espiritual, e muito cedo me apaixonei pelo mundo do reiki, da meditação e das medicinas naturais. Acredito que o corpo se cura por ele próprio, basta nós deixarmos, e a nossa mente tanto pode ser o nosso maior obstáculo como a nossa melhor arma para o sucesso.

A minha missão é ajudar-te a encontrares o teu propósito, a tua verdade, e teres a coragem para seguir o caminho que é teu por direito – mas que tu tens medo de seguir. Quero criar uma comunidade de pessoas conscientes, saudáveis e felizes, que todos os dias acordam com vontade de viver e de serem melhores para si e para os outros.

Eu sou uma Health Coach. O meu trabalho, que mais considero um privilégio, é ajudar-te a desbloquear crenças e práticas que te impedem de atingires os teus objetivos e, assim, dar-te as ferramentas para criares a vida que sempre quiseste e a)não sabias que era possível ou b)não sabias como lá chegar.

Tenho uma necessidade crónica de viajar, talvez por ser uma pessoa movida pela mudança e por novos estímulos, e já estive em alguns sítios incríveis: Indonésia, Malásia, EUA, Dubai, entre outros. Sei por experiência própria que viajar me ensina mais sobre mim e sobre a vida do que qualquer curso que eu possa tirar, e é um dos melhores investimentos que posso fazer em mim própria. Outro grande investimento, e algo pela qual eu sou aficcionada, é a leitura; e quero passar esse vício para ti (o teu futuro “eu” agradece).

 

COMO CHEGUEI AO COACHING

Eu tinha oito anos quando tive o meu primeiro ataque de pânico. Na altura, nem eu nem os meus pais sabíamos que tal coisa existia e, depois de muita insistência com médicos, voltei para casa com o diagnóstico de “pneumonia psicológica”. Sentia uma dor no peito, falta de ar, o coração a mil, transpirava imenso e tinha medo; e os médicos diziam que era tudo psicológico – e era! Mas a verdade é que a nossa mente nos prega partidas, e uma simples partida pode levar a algo muito pior. A nossa saúde física é muito importante, mas a mental vem primeiro.

A partir daí comecei a interessar-me bastante por espiritualidade, controlo da mente e tudo o que me tornasse mais plena, calma, mesmo sem saber que o que eu tinha tido eram crises de ataques de pânico. Mais tarde fiz um curso de reiki e meditação, e nunca mais parei de ler e aprender sobre o assunto.

Entretanto, aos 12 anos, descobri que tinha uma doença auto imune e foi aí que comecei a fazer a relação entre o emocional e o físico. Com a ajuda de um homeopata, alterei a minha alimentação, comecei a cuidar mais de mim e a minha descoberta pessoal tomou o seu rumo. Estudei, de forma auto didata, nutrição, espiritualidade, pensamento positivo, meditação, etc… e foi nessa altura que descobri a minha paixão.

Os ataques de pânico passaram com o tempo, sem eu sequer dar por isso… e voltaram há três anos, quando eu menos esperava. Foi aí que comecei a trabalhar com uma coach, que me ajudou a perceber que eu tinha de fazer um trabalho de auto-descoberta e cura ainda mais profundo. Foi um trabalho crucial e, se hoje tenho a força mental que tenho, é porque passei por aquilo que tinha de passar para a descobrir.

Foi preciso eu bater no fundo para procurar ajuda, assim como acontece com a maior parte das pessoas. Mas eu acredito que o trabalho de um coach deve ser contínuo, e não apenas quando nos sentimos sem forças para seguir em frente. É um trabalho especialmente benéfico para os jovens, numa fase em que estão a tentar perceber quem são e o que realmente querem. Tenho a certeza de que, quando mais jovens tiverem este acompanhamento na altura certa, viveremos numa sociedade muito mais feliz, realizada e produtiva.

Ser acompanhada por uma coach ajudou-me a desbloquear várias crenças na minha mente, que ficaram aqui armazenadas desde a infância e que me estavam a prejudicar no momento. Ajudou-me a clarificar os meus objetivos e a delinear estratégias para os atingir.

Tudo o que eu aprendi na minha formação de Health Coaching, aliado a tudo o que eu fui aprendendo e absorvendo com a minha própria experiência, permitem-me hoje disponibilizar várias ferramentas e técnicas que ajudam outras pessoas a ultrapassarem obstáculos, descobrirem quem realmente são e encontram uma força interior que não sabiam que tinham.

 

SOBRE A JOANA DE VIVRE

A Joana de Vivre é a minha identidade, a minha marca e tudo aquilo que eu te quero transmitir. Comecei este percurso online com o nome “Joi de Vivre”, uma expressão francesa ligeiramente modificada por mim, que simboliza a alegria de viver que eu sempre te tentei transmitir.

Hoje já não me identifico com esse nome, porque sei que tenho de ser a Joana. Joana de Vivre é o nome que me representa como ser individual e como o veículo que tu podes utilizar para te inspirares, para aprenderes, cresceres ou simplesmente partilhares as tuas experiências.

A Joana (de Vivre) é a tua melhor amiga e confidente, aquela a quem podes recorrer sempre que te sentires estagnada(o), sem saberes o que fazer, ou até mesmo quando estiveres super feliz contigo mesma(o) e o quiseres partilhar comigo. Estou aqui para te ver a brilhar!

Espero ter-te aqui durante muito tempo, e que possas retirar da Joana de Vivre aquilo que precisas para seres a melhor versão de ti mesma(o) 🙂

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardarGuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar