Desde que voltei a conseguir comer vegetais, os meus almoços têm sido quase sempre saladas. Eu adoro cozinhar, mas a meio do dia gosto de preparar um almoço que seja rápido e não me obrigue a estar muito tempo na cozinha, deixando os pratos mais elaborados para a noite.
Partilho convosco 3 saladas rápidas e nutritivas que tenho feito non-stop, tanto para mim como para o meu namorado, e que têm sido perfeitas para estes dias de Primavera.
Pequeno disclaimer: eu faço tudo a olho, conforme o meu apetite, e acabo por não colocar as medidas de tudo – sejam criativos e vão de acordo com o vosso gosto!
Salada Waldorfizada
Dei-lhe este nome porque é inspirada numa das saladas que eu mais comia quando morava em Moçambique: a Waldorf. No entanto, esta versão leva ovo cozido em vez de queijo (na minha tentativa de evitar os lacticínios).
Ingredientes:
Mix de Alfaces
Uvas sem grainha
Nozes partidas
Ovo cozido
Molho: azeite, sal de ervas, vinagre balsâmico e mel
Corto as uvas ao meio, o ovo em pedaços mais pequenos e junto o mix de alfaces e as nozes partidas. À parte, misturo o azeite, o sal, o vinagre e o mel até fazer uma mistura homogénea.
Depois, é só temperar a salada e ajustar o tempero que for necessário.
Salada de Pasta de Atum
Esta é uma das minhas invenções preferidas dos últimos tempos.
Para quem adora pasta de atum, mas não é fã da ideia de comer maionese, o abacate é um excelente substituto e – na minha opinião – faz uma pasta ainda mais saborosa!
Ingredientes:
Mix de Alfaces
Para a pasta: 1/2 abacate maduro e uma lata de atum
1/2 Pepino
Sementes de girassol
Molho: azeite, vinagre de cidra e sal de ervas
Para fazer a pasta, é só esmagar o abacate, juntar o atum e temperar com sal. Para a salada, junto o mix de alfaces, o pepino, a pasta e as sementes de girassol e tempero com o azeite, o vinagre de cidra e o sal de ervas.
Salada de Grão e Quinoa
Esta é uma salada mais robusta, bastante rica em proteína e mais saciante que as anteriores. A mistura do grão com a quinoa, a salsa e os coentros faz lembrar uma salada árabe – que eu tanto adoro!
Ingredientes:
Um molho de salsa
Um molho de coentros
Uma chávena de grão
1 chávena de quinoa previamente cozida
1/2 abacate
Molho: azeite, vinagre balsâmico, sal de ervas
Pico a salsa e os coentros, junto o grão e a quinoa. Junto o abacate cortado em cubos e tempero com o azeite, o vinagre e o sal de ervas. Se gostares, esta salada fica óptima com queijo feta no lugar do abacate!
Se experimentares alguma destas saladas, não te esqueças de partilhar comigo pelo Instagram 🙂