bolinhas_energéticas_destaque

BOLINHAS ENERGÉTICAS DE CACAU E COCO

Uma das dúvidas que eu mais recebo em relação à alimentação é sobre o que comer ao lanches, a meio da manhã ou da tarde, ou “aquele doce” que nos apetece depois do almoço ou do jantar.

Esta é uma receita que nunca falha, a não ser que sejas alérgico a frutos secos ou não gostes de tâmaras. São bolinhas energéticas, não precisam de ir ao forno, são super simples e rápidas de fazer, duram até três semanas, são nutritivas e são óptimas tanto para um lanche como para sobremesa. As tâmaras conferem-lhe a consistência e o doce, o cacau dá aquele sabor suave a chocolate, e os frutos secos tornam as bolinhas ligeiramente crocantes. Por fim, o coco ralado traz frescura, além de ser ligeiramente adocicado.

bolinhas_energéticas_4

Para esta receita apenas precisam de um processador de alimentos, semelhante ao da fotografia, as vossas mãos e um frigorífico. Ah, e estes ingredientes:

Ingredientes

1 chávena de tâmaras medjool

1/2 chávena de nozes

1/2 chávena de amêndoas

1/4 chávena de coco ralado (e mais um pouco para cobrir as bolinhas)

1/4 chávena de cacau

1 colher de sopa de maca em pó (opcional)

1 colher de sopa de água

Coloca tudo no processador de alimentos e tritura em alta velocidade durante cerca dois minutos ou até obter uma consistência “peganhenta” que dê para formar as bolinhas.

bolinhas_energéticas_3 bolinhas_energéticas_2

Com as mãos, forma as bolinhas e imediatamente coloca-as numa taça com coco ralado, para que este adira com facilidade (se esperares muito tempo, o coco não adere). Podes consumir logo ou guardar no frigorífico, até 3 semanas.

bolinhas_energéticas_1

Uma bolinha destas é um pacote de nutrientes, vitaminas e minerais, que te vai saciar a vários níveis: tem imensa fibra e gorduras boas, o que faz com que nos sintamos sem fome durante mais tempo, além de que as gorduras são essenciais para o nosso funcionamento cerebral, e vai, também, saciar aquela vontade de comer um doce menos saudável.

Coloquei a maca como “opcional”, pois ela não altera a consistência das bolinhas, caso não seja adicionada. Para mim, é um extra que só traz benefícios, por ser rica em antioxidantes, melhora os níveis de energia, melhora a memória e é especialmente importante para a fertilidade, pois equilibra os níveis de estrogénio, melhora a líbido e alivia os sintomas da menopausa. Por vezes coloco spirulina, ou proteína de ervilha, ou outro superfood com benefícios que façam sentido para mim no momento.

É uma excelente opção para fazer no fim‑de‑semana e deixar no frigorífico para os snacks durante a semana, especialmente aqueles que fazemos fora de casa.

Esta é só uma das infinitas receitas de bolinhas energéticas, e o bom disto tudo é que podes brincar com os ingredientes ao teu gosto. A base deve ser de tâmaras, pois funciona como “cola” para conseguirmos fazer as bolinhas, mas os restantes ingredientes ficam ao teu critério – é aquilo que mais gostares!

5 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *